Outro dia tive um flash de um sonho: estava em um encontro com ex-colegas de escolas. Estava quieta, como sempre fui e, de repente, alguém olha para mim e pergunta por que tamanha braveza. Eu levo um susto – não posso estar mostrando isso!! Estou apenas quieta e observando tranquila o que está acontecendo. Naquele momento tive a sensação de que a minha postura mudou e eu me alinhei.
Dificuldades com comunicação e expressão
A comunicação sempre foi um tema na minha vida. Tenho a língua presa – por isso precisei fazer fono quando criança. Ser compreendida nem sempre era fácil. Mas com o tempo fui entendendo que comunicar não é apenas ser compreendida na palavra falada. Existe toda uma expressão facial e corporal, além é claro, do tom de voz, da emoção colocada. Não foi fácil compreender (e mudar!) a transparência na minha expressão fácil e verbal.
Tinha consciência da minha dificuldade de falar. Um misto de timidez, falta de confiança, organizar um pensamento às vezes rápido com uma fala onde, literalmente, a minha língua travava, excesso de sinceridade, ou uma maneira sintética de dizer as coisas. Mas quantas vezes achei que falei de forma tranquila e clara o que eu queria dizer e não fui recebida dessa forma. Ou, de outro lado, quantas vezes me calei para não falar de forma atravessada, mas mesmo assim fui surpreendida com o retorno das pessoas sobre a minha agressividade do momento.
Uma vez, chegou uma cliente para mim, jovem, descrevia a mesma dificuldade para falar e ser compreendida pelos outros. Tinha uma postura semelhante à minha quando mais nova, segurava o cabelo da mesma forma, uma agressividade no ar. Como foi bom ver o meu “espelho” de anos antes e reconhecer o caminho que fiz.
Transformando a comunicação com ajuda dos Florais
Nessa caminhada foi fundamental o apoio da minha psicoterapeuta. Fui me observando, procurando formas, às vezes querendo desistir desse processo, ficava quieta.
O apoio das essências florais foram e ainda são fundamentais.
Beech ajuda a acalmar minha “língua afiada” e muito crítica. Ajuda a aceitar o outro com suas qualidades e defeitos, pois acolho a mim mesma com meus defeitos também. Beech traz tolerância, senso de compaixão, ajuda a ver mais beleza ao seu redor e assim passa a se comunicar de forma mais tranquila.
O poder curativo da Calêndula (Floral da Califórnia), também vem me ajudando no uso da palavra. Ouvir e falar fazem parte da arte do diálogo. Essa essência traz calor humano, ternura, clareza e vitalidade à comunicação. Assim como Beech, propicia uma fala mais amorosa, curativa e menos crítica e cortante.
Já a essência da flor Cosmos (Califórnia) propicia a integração entre pensamento e fala, traz coerência e clareza ao que é dito. Ajuda na organização do discurso. É muito usada para quando “o indivíduo sente-se frustrado e desarmado quando tenta transmitir a verdadeira inspiração do Eu Superiro através de pensamentos e, em especial, através da fala.” (Patrícia Kaminski e Richard Katz)
Vários são os florais, de diferentes sistemas, que ajudam na comunicação. Por isso é preciso entender a dificuldade específica de cada pessoa para melhor ajudá-la. Dentre os florais de Bach temos, por exemplo, Mimulus que atua na timidez, ou no medo de falar. Heather para a pessoa que fala muito e tem dificuldade de ouvir. Water Violet quando a pessoa se fecha e não compartilha seus pensamentos com os outros.
A comunicação é um dos grandes problemas do mundo atual – uma época em que existem muitos canais de comunicação, as pessoas falam muito para quem quiser, mas pouco realmente se comunica! Comunicar é partilhar, “tornar algo comum”; falar e ouvir; dar e receber.
Olhar para comunicação nos traz algumas perguntas:
- “Como estou chegando ao coração do outro e recebendo o outro em meu coração?”
- “Será que realmente estou falando aquilo que pretendo?”
- “Para além das palavras, qual o tom que estou dando a elas?”
- “Para quem estou falando?”
- “Como está a minha escuta?”
- “O que eu tenho a falar realmente é necessário/importante?”
- “O que estou comunicando com meus gestos, com meu corpo, minha forma de vestir, o meu silêncio…?”
Lúcia, que texto bonito! Aliás, bonita é a forma como você aborda um assunto que é tão delicado para tantas pessoas, que sofrem com a dificuldade de se comunicar e muitas vezes nem se dão conta disso. Parabéns pela sua sensibilidade!
CurtirCurtir
Obrigada América. Acho que esse tema da comunicação é um dos grandes males que afetam a humanidade. Vamos fazendo a nossa parte, tentando melhorar aqui e ali. Bj
CurtirCurtir
Que lindo texto, Lú!
Muito lindo!
CurtirCurtir
Obrigada Vi. Que ajude a quem precise! Bj
CurtirCurtir
Muito lindo esse espaço que você criou por aqui, Lúcia. Desejo um caminho florido e potente para você e para quem por você for cuidado(a)!
CurtirCurtir