Florais e aprendizagens

A vida é uma caminhada de eterna aprendizagem. Do momento do nascimento até a última respiração nos é dada a possibilidade de aprender e crescer.

Aprendemos a respirar, a nos locomover, a comunicar, a nos relacionar com o mundo ao nosso redor. Cada momento um novo desafio que nos convida a mais um aprendizado.

Chestnut Bud - floral de Bach que facilita os aprendizados.
Chestnut Bud – flor do sistema Bach, para aqueles que “demoram mais para aprender as lições da vida” – Foto de Ruth Toledo Altschuler

Aprendizados escolares

Há uma fase na vida em que vamos à escola com a finalidade de aprendermos. Nesse momento, de um lado, expandimos nossas relações e assim aprendemos a viver em sociedade, a nos relacionar com colegas de idades próximas, com pessoas com ideias e valores diversos dos nossos e das nossas famílias, com autoridades, etc. De outro lado, lidamos com o conhecimento formal – nos alfabetizamos e a partir daí temos acesso a uma gama de informações e conteúdos  que ampliam os nossos horizontes. Isso pode aguçar nossa curiosidade mas também pode trazer dificuldades de compreensão, assimilação, concentração e tantas outras.

E, como uma coisa puxa a outra, a dificuldade nos aprendizados afetam as nossas emoções e autoestima, assim como o inverso é verdadeiro: nossas emoções afetam a nossa capacidade de aprender.

Os Florais, por atuarem nas nossas emoções ajudando-nos a desenvolver qualidades positivas, possibilitam vivermos as aprendizagens de maneira mais tranquila.

Não há uma fórmula pré determinada para isso. É preciso sempre conhecermos cada pessoa, qual história de vida de cada um para encontrarmos as melhores essências para cada caso. Ainda assim, é possível dar dicas de quais essências tomarmos quando estamos com dificuldades nos nossos aprendizados.

Chestnut Bud é sempre uma essência lembrada quando a pessoa tem dificuldades nos aprendizados e costuma repetir os mesmos erros. Ela facilita a compreensão das lições e experiências vividas e desperta interesse para novos aprendizados.

FLORAIS PARA FOCO E CONCENTRAÇÃO

Clematis – Floral de Bach indicado para pessoas sonhadoras, sonolentas, distraídas, que tem dificuldade em “vivenciar o presente” e ficam imaginando o futuro. Falta a elas praticidade e concretização. Essa essência ajuda a ficar mais atentos, presentes em nosso corpo aqui e agora, possibilitando a concretização de nossos sonhos.

Honeysyckle – Floral de Bach indicado para pessoas que estão presas ao passado, ficam pensando em alguma coisa ou pessoa do passado, com saudade ou nostalgia e isso impende que enfrente os desafios do presente. Essa essência ajuda a pessoa a ressignificar as experiências passadas, liberando para os novos desafios.

Madia – Floral da Califórnia indicado para pessoas que ficam “viajando no espaço”, muito imaginativos, ficam com a mente dispersa facilmente. Essa essência ajuda a pessoa a voltar para o seu centro, trazendo foco e concentração para a sua consciência.

FLORAIS PARA PESSOAS HIPERATIVAS E INQUIETAS

Impatiens – Floral de Bach indicado para pessoas com raciocínio rápido e que querem realizar as coisas sem demora. São inquietas e facilmente irritáveis. Não tem paciência de esperar o ritmo dos outros e preferem fazer as coisas sozinhos. Podem ser competitivas e agressivas. Essa essência ajuda a trazer paciência e um ritmo mais tranquilo.

Downy Avens – Floral da Clalifórnia indicado para pessoas com tendência à hiperatividade e que facilmente se distraem. Pessoas com desenvolvimento intelectual precoce porém com lento desenvolvimento emocional. Indicada para autistas. Essa essência “nos incentiva a cultivar forças do coração nutridoras para levar nossa criatividade à maturidade antes de oferecê-la ao mundo”.

Várias outras essências florais ajudam no processo de aprendizagem.

É sempre preciso conhecer a pessoa e entender melhor qual a sua dificuldade. Seria desânimo por não ter conseguido um resultado esperado, ou não ter conseguido fazer um desafio proposto? Nesse caso podemos pensar na essência Gentian. Seria falta de confiança, de acreditar na sua capacidade de realização de uma tarefa? Que tal pensar em Larch, nesse caso? Seria uma auto-exigência muito grande, de querer fazer tudo perfeito? Falta de segurança interna? Enfim, muitos são os motivos que levam à uma dificuldade de aprendizagem. É preciso conhecer a história de cada um para melhor indicar as essências.