
Como escolher uma essência floral?
Quando lemos uma lista com várias essências florais e suas descrições é muito comum acharmos que precisamos tomar todas elas. Isso é natural pois as essências são indicadas para diferentes emoções humanas. É comum nos identificarmos com elas pois é bem possível que, em algum momento, já tenhamos sentido aquela emoção. Sendo assim, como saber qual essência tomar?
Dr. Bach, quando criou os florais, estava em busca de um sistema muito simples que a própria pessoa pudesse saber qual essência tomar e, assim, se autoindicar.
Quando passamos por situações específicas isso fica muito claro. Por exemplo, podemos pensar em uma pessoa que costuma ter medo de aranha e vai passar férias em um sítio mas está receosa pelas aranhas e outros insetos. A essência Mimulus propiciará coragem e segurança para enfrentar os desafios que terá pela frente.
Mas nem sempre a situação é tão clara. Hoje em dia, por exemplo, é muito comum as pessoas chegarem ao consultório pedindo um floral para “Ansiedade”. Não existe um floral específico para isso. Ou melhor, vários florais diferentes ajudam a trazer tranquilidade, paz, calma, equilíbrio e presença. Ansiedade é um sentimento muito vago, que traz um desconforto, se manifesta de diferentes maneiras e tem várias causas. Então é preciso investigar.
O papel do terapeuta floral é justamente ajudar a pessoa, através de perguntas, a identificar a questão/emoção que está incomodando.
E nesse sentido, é um processo. Primeiro descobrimos as camadas mais superficiais e vamos trabalhando. Aos poucos, vamos descobrindo mais profundamente quais são os pontos que precisam ser curados.
Como saber de que emoção estamos falando? Que sinais precisam ser observados?
Algumas perguntas que podem dar dicas:
- O que você está sentindo? Procure descrever o mais detalhadamente possível.
- Quando isso começou? O que estava acontecendo na sua vida quando isso se manifestou?
- Como você reage nessa ou naquela situação?
- O que as pessoas observam a seu respeito?
- O que você costuma observar nas pessoas que mais te incomodam? E o que mais você aprecia nos outros?
Numa consulta floral as perguntas vão sendo construídas a partir das respostas dadas.
Dr. Bach, agrupou as 38 essências do “Sistema Bach” em sete grupos.
Esse pode ser um dos orientadores para investigação do floral que a pessoa precisar tomar. Florais para:
- Medo
- Indecisão
- Falta de interesse pelas circunstâncias atuais
- Solidão
- Sensibilidade excessiva a influências e opiniões externas
- Desânimo ou desespero
- Excessiva preocupação com o bem estar dos outros
Essa é uma possibilidade de começar a investigar qual essência floral você precisa tomar no momento. Podemos pensar em outras maneiras de agrupá-las, ainda mais se considerarmos o vasto número de sistemas florais que podemos fazer uso hoje em dia.