Outro dia falei sobre a minha preocupação em como as crianças estão vivendo esse tempo de quarentena. Agora gostaria de falar sobre os profissionais da Educação e dar algumas pistas de como o uso das essências florais podem ajudá-los a passar por esse momento tão intenso que estamos vivendo. Meu foco é para o profissional da Educação, mas claro que qualquer outro pode se beneficiar também.

Nesse tempo de isolamento social, por conta da Covid 19, é natural pensarmos em como estão os profissionais de saúde e todos aqueles que estão na linha de frente, extremamente sobrecarregados e pondo em risco suas vidas para salvar tantas outras: enfermeiros, médicos, assistentes, equipes de limpeza, porteiros, todos os atendentes. À todos eles agradeço, bem como agradeço muitos outros trabalhadores de serviços essenciais e emergenciais – lixeiros, equipes de supermercados, motoristas e cobradores de ônibus, só para citar alguns.
Como educadora, também venho pensando muito nos professores. Como estarão lidando com tantas demandas diferentes? Meu olhar se volta em especial para os professores das crianças pequenas, mas na verdade sei que todos estão lidando com novas formas de interagir e dar aulas (do professor da Educação Infantil ao Universitário).
De uma hora para outra as escolas fecharam – e assim precisava acontecer. Porém, o ano letivo estava apenas começando. Sofrendo pressão seja por parte dos pais, seja por parte do Governo, muitos professores tiveram que lidar, repentinamente, com ferramentas de ensino a distância. Para alguns, isso era completamente desconhecido, para outros era conhecido mas não com domínio de uso diário. Quando falo em ensino a distância me refiro tanto às aulas online quanto às atividades organizadas em apostilas para enviar aos alunos que não têm acesso à computadores e/ou à internet.
Vários desafios e questões se apresentam diante deste cenário: “Como transportar conteúdos presenciais para uma tela de computador?”; “Como dar aulas sem ter o contato direto ou até mesmo sem ver os alunos?”; entre tantas outras perguntas.
Os professores sabem que dar uma aula não significa transmitir conteúdos. Aula é interação, é presença, é contato, olho no olho.
Nós, professores, sabemos da importância do acolhimento, do atendimento individual e da interação entre as crianças. Sabemos, também, do mal que faz para elas, ficarem tanto tempo em frente ao computador, ainda que seja com conteúdos de altíssima qualidade.
Esses profissionais, antes da pandemia e do isolamento social, já tinham uma vida sobrecarregada – baixos salários, o que faz com que tenham que trabalhar excessivamente; condições de trabalho precárias … A lista é grande e nem cabe aqui neste pequeno espaço.
Esses educadores hoje têm uma sobrecarga a mais de atividades, pois é um engano quem pensa que ensino a distância é mais fácil. Esse modo de ensino necessita de maior tempo de planejamento para adaptar as aulas à essa modalidade. Sem contarmos com os encargos familiares, que todos nós estamos tendo que lidar: cuidar e orientar os filhos em casa, sem poder contar com a ajuda de outras pessoas (avós, tios, vizinhos), trabalhar, cuidar da casa, etc.
Lidando com tantas questões novas, é natural que nossas emoções se alterem. E cada um sente o desconforto de uma forma.
As essências florais nos ajudam a nos equilibrarmos novamente.
Pensando nesse aspecto da sobrecarga, destacado acima, pode ser que algumas pessoas estejam se sentindo desanimadas, achando que não vão dar conta de tantas coisas a fazer. Nesse caso, podemos fazer uso da essência floral ELM (de Bach). Ela é indicada para lidar com momentos em que, mesmo sabendo de nossa capacidade, nos desanimamos e até nos desesperamos, devido ao excesso de obrigações a serem feitas. Ao tomarmos ELM sentimos nossas forças se renovarem, trazendo suavidade, disposição e determinação, pois é uma essencia “para os que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a vocação da sua vida … em benefício da humanidade” (E.Bach) , que é o caso dos professores.
Outros florais podem ser indicados, depende de como cada um está passando nesse momento. Por exemplo, se estiver com dificuldade para aprender a lidar com a tecnologia, você pode tomar Chestnut Bud uma essência que facilita os nossos aprendizados de maneira geral. Pode colocar junto também Walnut, que além de ajudar a nos adaptarmos nos momentos de mudanças, propicia centramento e fortalece a nossa individualidade.
Os florais podem ser usados através de auto indicação, mas a conversa com um terapeuta floral vai ajudá-lo na escolha das essências com maior precisão.
